domingo, 23 de novembro de 2008

A "meia" vivenda.

O "ex-libris" do bairro Zeca Afonso é esta "meia vivenda"


Será que o dono não teve dinheiro para a acabar?


Como é possível a Câmara Municipal aprovar este projecto?

Será um projecto do Eng. José Sócrates?

Será um projecto do Gabinete de Arquitectura da C.M.Vendas Novas?

Quem souber, que me responda.

À atenção dos munícipes.

9 comentários:

Anónimo disse...

Meias vivendas, vivendas e meias, anexos que parecem vivendas, vivendas que parecem anexos, anexos virados para as ruas, tudo ao melhor estilo pacóvio e que jamais alguém ousaria imaginar como possível.

Vendas Novas será, pelas piores razões, um excelente manual de arquitectura a sugerir uma consulta prévia no sentido de dar a conhecer como, e o que, não se deve, nem deveria, construir…

Quanto às opções cromáticas feitas para (des)embelezar as já de si nada belas vivendas, bom aí, então, o cenário que nos é dado observar é, simplesmente, confrangedor: desde o rosa vivo, aos amarelos gema de ovo, passando pelos verdes do clube, até aos azuis porto e cueca, tudo nos é dado ver e nem um pintor, louco, ousaria colocar na sua paleta…

O que não deixa de não ser curioso é que quando aparece alguém com um projecto diferente, para melhor e sem agredir o meio ambiente onde se insere, as barreiras que se levantam são imensas: qualquer coisa que não seja a cópia da cópia, mais coisa menos coisa, as objecções e dificuldades são enormes.

A arquitectura da cidade, salvo raríssimas excepções como algumas obras de fachada, reflecte o desenvolvimento, escasso e mal conseguido, tendo presentes os recursos disponibilizados, que se tem operado ao longo das últimas décadas.

Até quando?

Anónimo disse...

Analise lá melhor a situação porque eu não percebi!!???

Anónimo disse...

E que tal uma visitinha ao "bairro Bento XVII ????? " é o máximo!!!!

Anónimo disse...

Sem outro comentário, subscrevo na íntegra as palavras do Marco António!

Anónimo disse...

Essa meia casa foi desenhada e construída pela Câmara Municipal de Vendas Novas.
Foi entregue ao proprietário como contrapartida da casa e quintal que cedeu para alargamento do recinto da Escola do Matadouro.
Como a casa do homem era pequena,a Câmara só lhe deu uma do mesmo tamanho, não a fosse o homem vender, e ficar rico com o negócio.
É preferível descaracterizar um bairro residencial com um aborto.
Estes gajos até a pensar são pequeninos e mesquinhos.
A casa é do Sr. Prego.

Anónimo disse...

Boa, cheguem forte nos gajos, isto é como tudo, uns vão á bola ao domingo para aliviar, outros vem para aqui escrever, em qualquer das situações o propósito é o mesmo... dizer mal!!! Isto sim é serviço publico!!

Anónimo disse...

Quando as verdades são “duras”, há a tentação daqueles que as ouvem e que estão, por este ou aquele motivo, comprometidos com o “processo”, alegarem que se trata, simplesmente, de dizer mal por dizer; ora não é nada disso de que se trata, o que se pretende, se bem interpreto os objectivos dos responsáveis deste blog e de alguns dos seus fiéis e assíduos leitores e colaboradores, é evidenciar os erros cometidos, tentar repará-los sempre que possível e, sobretudo, evitar que erros iguais se voltem a repetir no futuro.

As críticas poderão ser “duras”, e incómodas, mas são justas e construtivas!

Tudo o que se tem escrito tem subjacente um suporte fotográfico -com muito sentido de oportunidade, deve reconhecer-se -, e alguma coisa que tenha ficado de fora pode ser constatado, “in loco”, num breve passeio pelas ruas e avenidas desta cidade.

Já aqui alguém disse, muito a propósito, que para dizer bem, muito bem deve reconhecer-se, já cá temos o Boletim Municipal e a revista Porta do Alentejo, pelo que será bastante salutar a existência deste blog, e de outros que venham a aparecer, no sentido de fazer um pouco o contraponto daquilo que, caso não existisse, seria uma cidade perfeita, paradigma de todas as qualidades e virtudes…

Obviamente que nem tudo está mal, haverá alguma coisa que estará bem e que se recomenda, mas não será esse o espírito desde blog, é exactamente o contrário, isto é, evidenciar, construtivamente, o muito que está mal!

Anónimo disse...

Onde pára o Jacarandá?

Anónimo disse...

O Jacarandá regressou e andou a observar o excelente trabalho que a Junta de Freguesia tem andado a fazer na nossa cidade -rebaixamento dos lancis dos passeios na zona das passadeiras - facilitando assim a mobilidade para os idosos e deficientes físicos .