quarta-feira, 10 de junho de 2009

JARDIM PÚBLICO (2)

É o local mais aprazível e o espaço mais frequentado pela população de Vendas Novas.


O revestimento betuminoso já há muito que se degradou, e salvo melhor opinião, tem os seus dias contados. Em toda a sua extensão já nascem

as "flores do alcatrão" que só morrem com a "monda química".


Ó sr.presidente, já viu como ficaria bonito o nosso jardim se substituísse aquele piso horrível por calçada portuguesa?

Prefiro que gaste ali os meus impostos municipais, que a pagar a artistas que oiço todos os dias na rádio/tv.

E ainda lhe digo mais, o seu nome ficaria na história da cidade.

18 comentários:

Anónimo disse...

Fui com a minha neta aos baloiços do Jardim Público e apesar de passar por lá todas as semanas SÓ agor a é que me apercebi da falta de manutenção dos equipamentos à disposição dos mais pequenos.

Passo a apontar :

.....cordas partidas
.....madeiras a precisar de uma demão de "bondex"

.....falta de um baloiço junto da "lagartinha" em madeira

.....o escorrega não tem protecção lateral na parte mais alta

.....o chão em areia(!!!!!!!)numa altura em que nos novos parques infantis é obrigatório o uso do chão em piso sintetico tipo "tartan"....aliás não será Vendas Novas a tal cidade virada para o desporto??????? para todas as idades com as tais zonas de PEDOVIAS e CICLOVIAS.......

Vá lá ide com os vossos netinhos até aos brinquedos/equipamentos do jardim público e vede com os vossos proprios olhos o estado avançado de degradação a que chegaram.....

Anónimo disse...

Terá ficado já provado que este tema, na minha perspectiva o menos conseguido de tantos outros aqui levantados, é insusceptível de provocar os comentários dos leitores deste blog; há, seguramente, temas muito mais importantes e que merecem ser aqui comentados.
Como diria uma amigo meu aficionado dos touros: “esta vaca está corrida”…

Ricardo disse...

Tenho de concordar que realmente existem outros temas que realmente merecem um destaque maior. No entanto de pequenos pormenores se faz um mau trabalho. O desleixo para com a nossa cidade é notório!!

Um dos temas que quanto a mim deve ser levantado é a questão do emprego em Vendas Novas. A Câmara Municipal diz que a falta de emprego no nosso Concelho se deve ao Governo. Eu digo que se deve em grande parte à ao executivo Camarário, uma vez que existe um total vazio de propostas de incentivo à fixação de empresas.

Um outro problema é a falta de trabalho para mão de obra qualificada. Vendas Novas tem uma taxa de jovem a frequentar o ensino universitário altíssima, no entanto não existe postos de trabalho para mão de obra qualificada. Não existe um único espaço para a fixação de empresas de serviços no nosso concelho!!!

Se não acreditam no que estou a dizer passem pela estação de comboios e vejam com os vosso olhos a quantidade de Vendasnovenses que se deslocam para Lisboa diariamente para trabalhar. E isto não tendo em conta os que se mudaram durante a semana para a zona da capital e que regressam somente ao fim de semana.

Para mudar isto apresento o exemplo do Concelho de Beja. Criou um embrião de empresas, em parceria com diversas instituições. Teve um custe de 200mil euros, inteiramente pagos pelo IEFP. Esta iniciativa vai criar emprego e uma estrutura única de apoio à criação do próprio emprego.

Para este tipo de iniciativas é necessário empenho, força de vontade e .... submeter projectos e ideia de qualidade!!!!! Algo que quanto a mim faz falta a Vendas Novas.

Aqui fica a noticia, pois nem tudo o que é dito nos comentários é inventado!!!!!!!

http://www.portalalentejano.com/?p=7146

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

O tema está esgotado.
E então o que é que os meus amigos propõem?
Ah...a falta de emprego para os mais qualificados...bom tema sim senhor...Então vamos lá mandar cá para fora um blogue novo e que trate os outros problemas de VN...Dá trabalho,não dá???Então os meus amigos só estão aqui para colocar comentários, e este gajo quer dar-vos trabalho???Assim não vale.
O que esta cidade precisa é de gajos com iniciativa e não calões como nós...
As eleições estão à porta,quando é que a malta se organiza para discutir Vendas Novas?
Este desafio é para o VendasNovasSOS e para o pessoal que por aqui passa.
Mas se não quiserem...não se incomodem,porque Vendas Novas continuará a ser um coito dos gajos que já cá mandam há mais de trinta anos,que até agradecem que o pessoal se mantenha manso e ordeiro...como no tempo do Salazar...
Zé da Burra

Anónimo disse...

Há emprego em Vendas Novas mas...........só pela via do Partido que está no poder.

Mas não é só por cá.....na minha aldeia lá para o lado das Beiras interiores-"cavakistão"-quem não é laranjinha tem de emigrar....para sobreviver.

Bem haja as "sr Vendas Novas sos " as obras lá vão aparecendo....já temos um Kioske novo.

Pena pena é o povo da Afeiteira que já merece ter uma estrada decente, com bermas e drenagem devidamente arranjadas .
Será que o povo da AFEITEIRA não vota na CDU? Tenho muitas dúvidas.
Comparem a estrada de acesso à igreja do sr João V.G.-também conhecida por igreja de N.S Auxiliadora-com a esrada municipal....Qualquer semelhança é pura coincidencia.....
Povo da Afeiteira cortem a estrada
ou exijam uma palavrinha do poder local...Será que estão à espera dos Fundos Comunitários?

E logo eu que escolhi a Afeiteira para passar o resto da minha vida...feliz(!!!!!) mas a estrada e as paragens dos autocarros da rodoviária muito desleixadas....enfim ...já mereciam aqui umas fotos para todos verem como se encontra a estrada municipal da AFEITEIRA.

As eleições aproximam-se.....

Vendas Novas SOS disse...

Meu caro senhor das 0:35 de 16 Jun

Faça as fotos,escreva as legendas e envie para o nosso e-mail.Esta casa também é dos seus leitores.

Como alguém já aqui escreveu,estas coisas dão trabalho e nós agradecemos a vossa colaboração.

Volte sempre.

Ricardo disse...

Sr anónimo das 16 de Junho de 2009 0:28, é verdade que dá trabalho escrever para um blog. Eu sei disso pois escrevo para um outro blog que fala dos problemas de Vendas Novas. Estou a tentar fazer a minha parte para a mudança, que espero um dia, ocorra na nossa cidade.

Se ler com atenção o post que coloquei eu proponho uma medida para a criação de emprego qualificado e não qualificado. Concordo plenamente consigo quando diz que muita gente diz mal e critica mas na verdade não mostra quaisquer alternativas/ideias viáveis. Como tal quando critico tento mostrar algo que poderia ser feito para alterar essa situação.

Já agora, sou também um dos diversos Vendasnovenses que mora em Vendas Novas e tem de se deslocar todos os dias para a zona de Lisboa para conseguir trabalhar.....

Vendas Novas SOS disse...

Ricardo
Diga-nos qual o endereço do blog com o qual colabora,porque nunca é demais fazer publicidade.
Agradecemos aos nossos leitores que nos dêem conhecimento de blogues que discutam a temática Vendas Novas.
Obrigado e continuem a passar por cá.

Ricardo disse...

O blog para o qual escrevo é partidário, pelo que não acho de bom divulga-lo neste espaço que se caracteriza por uma independência em relação a cores politicas.

Se procurar no google por um blog de vendas novas com ligação partidária poderá encontrar. Já forem escritos artigos posteriores ao ultimo que lá coloquei, logo não está na 1ª página.

Penso que todos os vendasnovenses deveriam ter algum tipo de iniciativa para mudar o rumo do nosso concelho. Eu não sou filiado em nenhum partido, no entanto estou a tentar ter alguma iniciativa para mudar a situação. No entanto não é de todo fácil.....

Anónimo disse...

Acesso aos serviços públicos da Camara Municipal pela rua da estação-Rua da EPA- sem possibilidades para deficientes....
...não há rampas...

Não seria possível uma reportagem para ilustrar tal facto e como andam a "mexer" na requalificação do Centro Histórico seria fácil aproveitar a mão de obra.

Sr.Vendas Novas SOS ..se...se..eu tivesse maquina digital dava um jeitinho...mas o orçamento tá curto e não tenho possibilidades de comprar uma....

Obbrigado
Anónimo das 00:35 de 16 Junho

Ricardo disse...

o blog com o qual tenho colaborado é:

http://jornalrosadosventos.blogspot.com/

Volto a referir que colabora com este partido pois concordo com as ideologias que defendem para Vendas Novas, não sendo no entanto filiado no partido.

Anónimo disse...

... / ...

Desde sempre que os filhos de Vendas Novas sentiram necessidade de desprender as suas “amarras” e zarpar para terras mais ou menos longínquas em busca de uma vida melhor: foram os surtos migratórios para as antigas colónias portuguesas em África, foram as debandadas para muitos países da Europa em busca de melhores salários, foi, ainda, o êxodo dos mais letrados e de maior/melhor formação académica, e técnica, na procura de empregos compatíveis com as suas habilitações para as principais cidades do país; o problema não é, por conseguinte, novo e hoje, por maioria de razão já que vivemos num mundo globalizado, não é exigível, nem entendível, que a empregabilidade seja um imperativo de naturalidade, isto é, que cada aldeia, vila ou cidade, tenha de garantir empregos para todos os que lá nasceram independentemente das suas competências.

Temos, felizmente, muitos e bons exemplos de filhos de Vendas Novas que partiram, há décadas, da sua terra natal e que nos mais diversos ramos de actividade, e foram muitas e algumas delas de âmbito internacional, atingiram grande prestígio nas respectivas funções e, por consequência disso, lugares cimeiros nas suas hierarquias.

Atribuir a falta de empregos ao município, ou ao governo ou, até, a ambos, ignorando a conjuntura económica do país, e do mundo, é ter uma visão curta e distorcida do problema. Por outro lado, numa situação económica normal, confrontando as reais necessidades do mercado de trabalho e as ofertas de mão-de-obra disponíveis, receio bem, e permitam-me utilizar esta expressão, “a bota não casará com a perdigota”…

Para finalizar, diria ainda que “licenciado”, e ainda por cima muitos, será que são todos bons?, está longe de ser sinónimo de mão-de-obra apetecível no mercado de trabalho e que o problema da empregabilidade só se resolverá com muita qualidade/competitividade e mobilidade, nem quem tenham que estar um ano sem vir à terra, dos candidatos a emprego.

Anónimo disse...

Amigo Vendas Novas SOS então o sr. não gosta de ouvir os artistas que vêm actuar a Vendas Novas ?

Prefere ouvi-los na rádio?
Ná dá para entender....

E do futebol gosta? Então vá até ao Campo do Afeiteira F.C. e veja com os seus proprios olhos as escolinhas a jogar quais futuros..Figos..Pauletas..CR...

mas cuidado para lá chegar a estrada está uma calamidade.

Se preferir o chinquilho ou a malha vá até ao Campo do Piçarras F.C.......mas cuidado para lá chegar cuidado não caia a ponte sobre a linha do comboio.

As calçadas do nosso Jardim ao pe das outras necessidades apontadas ...são uma gota de água no oceano.

Ai se eu tivesse uma m.digital.

Ricardo disse...

16 de Junho de 2009 20:36, a grande questão que levantei é que Vendas Novas não tem uma única infraestrutura para receber empresas de serviços!!! Temos o parque industrial que tem realmente capacidade para receber fabricas, e somente isso. Pode até dizer que existem alguns escritórios no parque industrial, no entanto são poucos e com espaço reduzido.

Se pretender abrir uma empresa, por exemplo, de desenvolvimento de software informático com 5 trabalhadores (bastante pequena) não tem espaços no Concelho para tal. A falta destes espaços é culpa única e exclusiva do executivo camarário.

É verdade que não existe a obrigatoriedade de existir emprego para todos os jovens Vendasnovense no Concelho, mas também não acho bom que a única alternativa de trabalho de jovens licenciados seja trabalhar na Câmara, que como sabem só se inclina para a contratação de "camaradas".

Anónimo disse...

Caros amigos, em busca de blogs sobre Vendas Novas e assuntos relacionados com Vendas Novas, encontrei isto

--- http://acordavendasnovas.com/

Meus caros amigos isto choca… dêem um olhada.

Anónimo disse...

E o VCK??? Não lhe interessou Sr. VNSOS??? Ou só denuncia coisas que acha que a Câmara faz mal???

Anónimo disse...

... / ...

Há 40 anos atrás, se quiserem 35+5, a pacata vila de Vendas Novas era um grande pólo de desenvolvimento, sustentado, fazendo inveja a muitas vilas e cidades do país, e onde proliferavam empresas de diferentes sectores de actividade que empregavam milhares de trabalhadores e de entre as quais eu me permito destacar as seguintes: SOMAVE, montagem automóvel ligada à marca Fiat; Baptista Russo, montagem automóvel ligada às marcas BMW e MAN; MARCONI, telecomunicações; LUSITÂNIA, fábrica de cortiça; CP, transportes ferroviários; EPA, escola prática de Artilharia, estas duas últimas ainda existentes mas com níveis de empregabilidade residuais.

O que se passou ao longo das últimas décadas foi que Vendas Novas não soube adaptar-se a uma nova realidade e não só deixou perder grande parte da sua indústria, como não soube, e nalguns casos não quis, criar condições para captar investimentos, privados, para novos e mais promissores sectores de actividade.

Nos tempos conturbados em que vive a economia mundial não será fácil, no curto prazo, fazer convergir investimento, público, privado ou misto, para a nossa terra de modo a poder alterar-se, significativamente, o panorama actual mas haverá todo o interesse, tão rapidamente quanto possível, em encontrar as pessoas certas que poderão gerir os nossos destinos nos próximos anos.

A nossa juventude, aquela a quem alguns já chamaram de geração MAIZENA, tem um papel muito importante a desempenhar no mundo do trabalho e na sociedade em geral, mas é bom que se prepare, convenientemente, para assumir as suas responsabilidades não defraudando as expectativas que todos lhe confiamos.

Anónimo disse...

O piso não foi substituído, mas um funcionário da Câmara já esteve esta manhã,de pulverizador às costas, a regar com "GRAMOXONE 200" as "flores do alcatrão".
Agora faça o favor de agradecer ao Sr. Presidente da Câmara, mas que "Os Verdes" não saibam que se anda a envenenar as flores e a contaminar o solo do jardim municipal, é que se eles sabem, podem desfazer a coligação, e lá se vai a CDU.