sábado, 17 de outubro de 2009

Prioridades

Ora viva senhor presidente.
Cá estamos nós outra vez a fazer o papel do "advogado do diabo".


Agora que foram resolvidos os problemas de recolha do lixo com os novos contentores,



e recuperadas as casas em ruínas.


As centenas de quilómetros de cabos aéreos enterrados,


só nos faltava mesmo era uma "pista ciclável".

O meu avô que andou por cá a pedalar durante cinquenta anos, deve estar a rir-se lá do outro mundo.

Pronto, eu sei que a pista é para os papás irem passear de bicicleta e com segurança, as criancinhas.

Não sei é se os putos mais crescidos e amantes do ciclismo mais radical, vão deixar de circular em gincana pelos passeios, subindo e descendo o lancil e fazendo cavalinhos avenida abaixo.



Outro grande melhoramento, que nos coloca a par com as grandes cidades da Europa, são os aparelhos no jardim.

Ó senhor presidente, faça o favor de lá pôr mais, é que a freguesia é tanta, que com tanta utilização não tarda estão todos avariados.

Leia e comente, que o seu comentário tem graça.

15 comentários:

Anónimo disse...

As pistas cicláveis são bem vindas.

É pena que venham com surpreendente atraso. Duas décadas, pelo menos.

Em Espanha, aqui mesmo ao lado e com quem muito gostamos de nos comparar, são várias as cidades de pequena e média dimensão que têm quilómetros de pistas cicláveis.

Em duas delas, bem conhecidas e perto da fronteira, essas pistas foram construídas nos anos 80 do século passado. Com vários quilómetros, não só a acompanhar as vias de circunvalação mas também, num dos casos, ao longo de várias artérias dos bairros novos da cidade.

Ainda que "mais valha tarde que nunca", a Vendas Novas esta moda chega com quase trinta anos de atraso. É obra!

Anónimo disse...

Mas será que essa cidade também tem caixotes do lixo como a nossa cidade?
Também tem luz, telefones e cabo-visão pendurados em postes por toda a cidade?
Também tem o centro em ruínas como nós?
Também baldios espalhados no interior do perímetro urbano?
Meu caro anónimo das 21:47 sabe o que são prioridades ou apenas se satisfaz com o que é feito tendo apenas como critério as prioridades eleitorais?

É bom que este espaço continue a denunciar o que vai mal na nossa cidade.

Anónimo disse...

Deixem que vos diga, pistas cicláveis desta maneira, JAMÉ!
Puxem pela cabeça seus energúmeros, então quantas faixas tem esta idéia pateta? Na fotografia parece só ter um sentido, certo?
Vamos a ver, a idéia não é boa, é antes necessária, mas as prioridades em Vendas Novas continuam a atropelar as necessidades primárias. Vejamos, e já que somos os melhores em tudo porque o presidente é o Figueira e porque é comunista, como se compreende que se faça esta pista quando não temos passeios completos ao longo da Avenida que acompanha esta pista? E a falta de passeios ou requalificação deles para que o peão, sem desprestígio dos ciclistas, possa simplesmente... Andar com a sua família, com carrinhos de bebé ou com... Uma pequena bicicleta...

Santa ignorância, atrevo-me a dizer que ainda vão construir um apeeadeiro aéreo para tomar passageiros antes de Alcochete, assim haja comparticipações estatais... Era de caras...

Anónimo disse...

Eu sou a favor das cilovias e pedovias e apesar de 30 anos de atraso eis que elas aí estão

Não se esqueçam de desnivelar os lancis dos passeios e de colocarem mais passadeiras para os peões"zebras" ,principalmente defronte do posto da GNR e entrada Norte do Jardim Publico.

Com as pistas cicláveis e com as bicicletas do candidato Telha agora sim :

Vendas Novas passa a ser uma cidade do DESPORTO.

Anónimo disse...

As pistas cicláveis agora em construção, tendo duas vias a ligar o Parque Desportivo ao Parque Industrial poderão servir para desenferrujar as articulações. Tomara todas as obras fossem como esta, baratas e subsidiadas. Ficaremos à espera da continuação prevista.
É pena é a Câmara tratar os seus munícipes como ignorantes e nem sequer se dignar informar devidamente das obras que pretende fazer, apresentando-as à população e dando a hipótese de ela se pronunciar.
Assim até parece que existem uns sabichões, que se calhar nem cá moram, que se dispõem a fazer os projectos e obras destinadas a estes pobres habitantes, que apenas fazem o favor de ir colocar o papelinho de 4 em 4 anos, e não têm capacidade para mais.
Zé do Moinho

Anónimo disse...

Ora "PORRA"!!!!!!

Se fazem é porque fazem se não fazem é porque não fazem.

Vá lá a gente entender estes senhores ergunemos.

Entre o TUNEL RODOVIARIO proposto pele candidato do PPD e estas pistas cicláveis....."foooogooo"....prefiro as pistas ciclaveis com um ,dois tres...sentidos.

E se não fosse o apelo lançado aqui no VNovas SOS ainda não era desta vez que se faziam as pedovias ciclaveis.

Bem haja sr mui digno " vendasnovas sos".

Anónimo disse...

O comentario anterior cheira aquele enfado de quem tem o poder....

Anónimo disse...

Mas afinal em que é que ficamos?

São ciclovias pedonais, ou pedovias cicláveis?

E por que não pistas de skates ou de patins em linha?

Talvez, até, com um pouco de imaginação se possa pensar em pistas de aeromodelismo ou, numa imaginação mais rebuscada, em pistas de mini cartes.

Afinal, as pistas são polivalentes e, com um bocadinho de jeito, até podem dar, numa versão mais evoluída, para uns torneios de malha ou chinquilho em dias comemorativos da revolução…

Anónimo disse...

Pergunte-se ao Sr. Presidente e á quadrilha quanto gastaram no sistema automático da porta do pavilhão e nos cartões para acesso ao mesmo.

E já agora era bom que explicassem também como é que um rancho tem verbas para construir uma sede daquelas.

Anónimo disse...

LOL, chamam se energumes uns aos outros mas são todos do mesmo saco.
Estamos a discutir ciclovias???
isso que falta a Vendas Novas? Ciclovias? onde nem passeios há em algumas ruas? Onde existe pobreza envergonhada e gastasse dinheiro em ciclovias? Onde há falta de tudo e mais alguma coisa muito mais importantes do que ciclovias?
E transportes? claro que não, ponham a velharia toda de bicicleta e pronto, seja de bombel ou afeiteira...

Realmente discutir ciclovias quando há tanto por fazer???

É por estas e por outras que a CDU lá continua... "Fazemos uma ciclovia e o povinho fica contente e vota em nós!!!"

Temos o que merecemos...

Anónimo disse...

Com o cair, tardio, das primeiras chuvas de Outono ficou, finalmente, a saber-se quais as verdadeiras razões que terão levado os nossos incansáveis autarcas a colocar aquela lomba, em dose dupla, junto ao restaurante A Fonte.

Desenganem-se aqueles que pensaram, com toda a legitimidade, tratar-se de um avultado quanto inusitado obstáculo destinado a provocar o abrandamento de velocidade dos automobilistas e motociclistas que por ali passam aos milhares; não, de facto não era essa a verdadeira intenção e isso ficou desde logo provado já que o trânsito naquele local se começou a processar, nos dois sentidos, pelas bermas que ladeiam a dita lomba.

A verdadeira razão ficou agora provada, como disse, com o cair das primeiras chuvas: trata-se, nada mais, nada menos, - espantem-se de admiração - de um dique para ancorar as águas pluviais que vão descendo desde a santinha pela ladeira abaixo, águas essas que graças a um eficazes e inovador sistemas de drenagem servirão para regar, no período estival, a vasta zona de plantação hortícola em terrenos imediatamente anexos.

Estamos, pois, não perante uma mera, já cansada, pouco segura e, se calhar, desnecessária solução de prevenção rodoviária - para quê as lombas se nas bermas se passa nas calmas à velocidade que se quer… - mas perante uma original e pouco dispendiosa obra de hidráulica agrícola que, deve dizer-se, abona bem da invulgar inteligência e perspicácia dos seus ilustríssimos autores.

A bem dos horticultores da Afeiteira – uma verdadeira revolução hidráulico/agrícola – venham mais lombo/diques porque é disso que eles precisam…

Anónimo disse...

A AFEITEIRA já merecia um espelho de agua e deve ter sido a prenda da CDU pela vitoria esmagadora obtida nas ultimas autarquicas.

Quando é a inauguração?

Anónimo disse...

Tenho uma duvida.
Será que as pistas ciclaveis/pedovias vão ter tuneis e passagens aereas tipo viaduto?

Palpita-me que irao ocorrer alguns atropelamentos.

Anónimo disse...

As pistas cicláveis são bem vindas, tal como já escrevi no primeiro comentário a este post.

No entanto, depois de ter observado as obras que estão a ter lugar e, mais propriamente, o traçado escolhido, fico muito receoso do que pode acontecer.

E o que pode acontecer é exactamente o que escreveu o anterior comentador. Com aquele traçado, especialmente na parte em que a tal ciclovia reparte o espaço com os automóveis na parte superior da Av. 25 de Abril, o que me ocorre dizer é que se trata de uma muito má solução.

Se ali houver acidentes - e, para isso, as condições estão a se criadas, espero que alguém venha a ser responsabilizado e que não se assobie para o ar.

Fora isso, tudo bem ...

DL disse...

E um skatepark?
Talvez fosse melhor!
Os jovens hoje já não ligam muito ao andar de bicicleta... Gostam mais de desportos radicais!
Quantos e quantos jovens em vendas novas praticam desportos radicais e teem de se deslocar para fora da localidade para poderem praticar o desporto que gostam!
Já que é uma cidade que se intitula de "Cidade Desport", penso que seria melhor e util!
Apesar da ideia da cilovia ser boa!

Quantos jovens em vondas novas já foram ao posto da GNR e chamados á atençãoporque andam a destruir património da cidade ao praticarem os desportos que gostam!