domingo, 27 de dezembro de 2009

A tragédia que ia acontecendo...


Fotografias enviadas por um leitor.






Anónimo disse...

Estrada para as Piçarras

As protecções metálicas da ponte sobre a via férrea encontra-se seriamente danificada ....a tragédia só não aconteceu por milagre......já se passaram uns meses e quem é o responsável pela reparação?......quem bateu com a viatura nas protecções?...eos restos metalicos caidos na berma da linha férrea......

Sr." Vendas Novas SOS "tire uma foto e publique no seu respeitável blog pois só assim é que as protecções metálicas serão reparadas .

E ao que se diz a viatura que provocou os danos transportava crianças.....a TRAGÉDIA ia acontecendo na passagem desnivelada das Piçarras.

13 comentários:

Anónimo disse...

Impressionante

Como é possível ainda existirem situações destas no concelho de Vendas Novas.

Nem no 3º mundo.

As fotos parecem mais serem do Bangladesh do que de um país da União Europeia.

Estamos num concelho virado para o Futuro e Desenvolvimento.

Imagens de uma tragedia anunciada.

Bom trabalho sr Vendas Novas SOS.

Boas Festas.

Anónimo disse...

Pena é que esse pequeno pedaço de estrada, entre a EN4 e o fim da ponte, pertence ao Montijo e a essa Câmara Municipal mas sem dúvida que é bem merecedora de uma intervenção como a do Poligono está agora a ter

Anónimo disse...

Ora aqui está uma achega muito importante deixada por alguém que sabe da poda: aquele pequeno troço entre a Nacional 4 e o final da ponte ou, dito de outro modo, a ponte e o troço que a liga à N4, pertencem à Câmara Municipal do Montijo.

Conhecedores desta situação, e tendo presente que ponte e troço servem, predominantemente, populações do concelho de Vendas Novas, a questão que se nos coloca é a seguinte: que demarches foram já feitas pelos edis deste concelho junto dos seus homólogos do Montijo no sentido da ponte ser reparada? Costuma dizer-se que “a quem dói o dente é que vai ao dentista”…

Poder-se-á ainda questionar se os responsáveis pelo derrube das guardas da ponte, o condutor do tal veículo que transportava crianças representado pela sua seguradora, não terão, também eles, obrigação legal para proceder à reparação dos estragos efectuados?

A forma e o local como este tema está colocado parecem-me indiciar, abusivamente, um único culpado - a Câmara de Vendas Novas - sendo isso um facto que se lamenta; o que importa é que as partes interessadas se juntem, a REFER, eventualmente, também poderá ser chamada à resolução deste problema, e encontrem tão rapidamente quanto possível a solução que os utentes daquela via desejam.

Salvo melhor opinião, a ponte do Polígono é da inteira responsabilidade, projecto e custos, da REFER, ainda que, como acontece em muitas outras situações, possa vir a ser “ a boa onda” onde o responsável municipal, como já nos habituou, pode vir a surfar para fazer mais um tubo…

Anónimo disse...

Com esta do Montijo é que eu não estava à espera.
Já sabia que a fronteira entre VNovas e Montijo era a estrada das Piçarras.De um lado é Montijo do outro é VNovas.

Mas P---- o povo que vota nas Piçarras vota em VNovas e é para proteger esse povo que lançamos aqui este grito de alerta.

Quem vai colocar umas fitas amarelas ou vermelhas só para alertar os incautos para não cairem à linha do comboio.

Apelo ao "sr Vendas Novas SOS" para que faça seguir estas fotos para a Camara do Montijo com conhecimento ao Presidente da Camara de VNovas-( Protecção Civil ), ao Primeiro Ministro e ao Gabinete do sr .Presidente da Republica.

Anónimo disse...

À pergunta “Quem vai colocar umas fitas amarelas ou vermelhas só para alertar os incautos para não caírem à linha do comboio” aqui deixada ontem às 22.51 por um preocupado comentador eu, com o devido respeito, deixar-lhe-ia uma resposta/sugestão:

- Faça o Senhor o favor de se tirar dos seus cuidados e num gesto de elevada preocupação para com o seu semelhante, permita-se ir ao local e fazer essa coisa tão simples que é colocar as tais fitinhas coloridas; com o seu gesto será credor de todo o nosso apreço e admiração e os seus índices de auto-estima subirão em flecha o que, seguramente, lhe permitirão começar a dormir muito melhor…

Se queremos uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna, não poderemos enjeitar as oportunidades que nos vão surgindo ao longo da vida para que tal aconteça; pensar, ou exigir, que é, exclusivamente, aos outros que cabe essa tarefa é uma atitude de puro egoísmo…

Anónimo disse...

O autor das fotos já há cerca de dois anos que alertou para a situação terceiro mundista que é o troço da estrada municipal que liga o mui nobre povoado das Piçarras à N4.

Não é só o estado degradado da ponte mas tambem o piso degradado da estrada onde as raizes dos pinheiros já provocam "mamelões" no piso.

E à entrada do povoado aparece um recinto desportivo com mau aspecto de conservação.

Servem estes apontamentos para chamar a atenção de quem governa no nosso concelho já que quanto à "tragedia anunciada" será melhor fazer como a avestruz.....enterrar a cabeça na areia.

Anónimo disse...

Não gosto de comentar comentarios mas com o sr. das 13:05 do dia 29 do corrente mês fez-me uma observação que nem no tempo do PREC se podia fazer. Fazer trabalhos apenas por amor à causa alheia.

Passo com muita frequencia pela estrada das Piçarras bem como pela estrada Afeiteira -Landeira e pela estrada VNovas -Cabrela e é triste ver o actual estado de conservaçao.

Meu amigo
Nem a Mota-Engil,a Soares da Costa ou a TecnoVia fariam com rapidez o que falta fazer.

Quem são os responsáveis?

Anónimo disse...

Bem, eu não quero ser chato, mas...

O povo da Piçarras, tal como o da Afeiteira, votou em massa no executivo que hoje rege os destinos do nosso concelho. Curiosamente esta é a cor politica que se encontra no poder desde as primeiras eleições locais pós 25 de Abril.

Assim, tendo em conta a votação que se verificou nessa povoação nas ultimas eleições autárquicas só me resta concluir que a população está contente com as condições que tem. Concluo isto pois não demonstram qualquer descontentamento. Não existe um abaixo assinado a exigir melhores condições para a povoação, não ocorrem manifestações e não expressão o seu descontentamento na boca das urnas.

Como tal parece-me que estão todos contente, portanto para quê mudar seja o que for. Nem que seja uma ponte onde pode vir a morrer alguém!!!!

A ponte pode pertencer ao município do Montijo, mas são vendasnovenses que lá passam. É obrigação constitucional das Câmaras municipais estar ao serviço dos seus cidadãos.


Penso não é de todo o que verifica em Vendas Novas....

Anónimo disse...

E o Gabinete da Protecção Civil não terá uma palavrita a dizer?

As cheias estão aí... há muito previsiveis pelas imagens Satelite e que nos permite prevenir as tragedias anunciadas.

Fui ver a ponte da "Abegoaria?" e já não sei se pertence a Canha-Montijo ou a VNovas.


Só vendo!!!!!Contado não dá para acreditar. As protecçoes da ponte deixam muito a desejar no capitulo da segurança.

A estrada de Canha na zona do Vidigal foi inundada pelas aguas pluviais ....e os furos que abastecem a Bica Fria de onde vem a agua para as nossas casas teriam sido afectados?

Foi tomada alguma providencia para os proteger?

Como diz o Almanaque do Povinho:

-Mais vale prevenir que remediar.

Anónimo disse...

Bem haja ao sr. Vendas Novas SOS pelo trabalho desenvolvido na blogosfera em prol do Concelho de Vendas Novas.

O resultado obtido pelas consultas efectuadas colocam este blog numa posição que não dá para desistir.

Bom Ano Novo de 2010 e que o JACARANDÁ do Jardim Publico seja finalmente replantado junto à Placa que lá se encontra ali do lado Poente-mais ou menos- defronte das "gaiolas" dos passarinhos.

Os resultados obtidos foram:

-VN Emprego..............660.000
-VN Mapa.................432.000
-VN SOS..................357.000
-VN Alentejo.............334.000
-VN Futebol..............228.000
-VN Piscinas.............195.000
-VN Tours................184.000
-VN Imagina ( PS ).......109.000
-VN Baba e Ranho...........5.630

Anónimo disse...

Mas que confusão meu caro comentador…

Qual Mota-Engil, qual Soares da Costa, qual Tecnovia, qual carapuça, isso é tudo clientela partidária que não perde tempo com essas minudências, só obras de grande envergadura e com grandes derrapagens orçamentais - com ou sem caixas de robalos - isso sim, isso é que dá!

Tempos do PREC, mas que tempos do PREC, o dos assaltos à propriedade alheia, o da rebaldaria, o do Estado de sítio? Meu caro, terá de recuar mais uns anitos, não sei se tem idade que lho permita, para chegar à época em que os valores morais, a solidariedade, o sentido de entreajuda, etc., etc., se sobrepunham ao oportunismo partidário, ao egoísmo, ao mais refinado materialismo em que esta sociedade se transformou.

Afinal, e a afirmação é sua, se com umas fitinhas, amarelas ou vermelhas, se podem salvar vidas, já se apercebeu da enorme oportunidade que tem em mãos de, com um custo irrisório, poder salvar algumas vidas? No fundo, será de um acumular de pequenos gestos como este, em que todos somos chamados a participar, que poderemos construir uma sociedade melhor; pensar que só aos outros compete essa tarefa e que a nós, comodamente instalados, só nos cabe assistir, equivale a dizer que continuaremos a percorrer o caminho errado…

Foi isso que lhe sugeri e nada mais!

Um Bom Ano de 2010 para todos!

Anónimo disse...

PASMEM-SE!

Passei pelas Piçarras e alguém foi colocar uma sinalização IMPROVISADA...no dia 2 de Janeiro e
as protecções metalicas da "ponte"já estão "ligadas" com fita de cor branca e vermelha.

É melhor do que nada mas não evita a tragedia anunciada.

Parabens sr Vendas Novas SOS se não fosse o sr a alertar para a situação nem as fitas ainda lá estariam.

Bom Ano Novo

Anónimo disse...

Vários municípios vão devolver o IRS aos seus municípes.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=403767

Não encontro aqui Vendas Novas. Serão assim tão forretas? Ou é só por serem comunas?