sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cidade Jardim ?



Esta semana foram colocadas flores no Largo Dr. João Luis Ricardo, será que a C.M. vai continuar a florir a cidade ou é só para os passantes verem?



O abate de árvores no jardim é digno de ser visto


e a limpeza da cidade em geral, e a do Bairro Gen. Vasco Gonçalves em particular, também são dignas de ser vistas.


Mas eu acredito que um dia sejam espalhados pela Cidade Jardim


florões lindos como este


ou como este


ou ainda como este.


E que as águas que correm para os lagos, corram como estas...


Leia, divulgue e comente com moderação e educação.
A cidade é de todos e principalmente para os que aqui nasceram ou a escolheram para viver.

18 comentários:

Anónimo disse...

Dinheiro para flores e jardins....ahahahahaha essa é boa.
Será que a edilidade tem dinheiro para os ordenados?
Mas mesmo sem dinheiro, um pobre de camisa lavada parece sempre bem.

Anónimo disse...

Definição de corrupção
É transversal entre os políticos, e assim naturalmente uns protegem-se aos outros sendo as instâncias de poder meramente figurativas.
A PJ recolhe a merda, os procuradores cheiram-na e os juízes puxam a descarga e ela desaparece.
Os média entretêm-se com estes assuntos para estimular audiência como se fosse um circo.
Não gostam? Paciência. É a democracia que alguns escolheram.

Anónimo disse...

Agora só falta um coelhinho, formoso e não seguro, para comer as florzitas!! ahahahahah...grandes bananas!!

Anónimo disse...

Florões lindos? Podiam ao menos ter tido o trabalho de casa de utilizar fotografias tiradas em Portugal, ou a preguiça não chega para fazer mais do que sacar umas imagens da net.

E sinceramente acham mesmo que em matéria de jardins têm muito que se queixar? Já viram os concelhos em volta? Para uma pequena autarquia até não estão nada, mas mesmo nada mal.

Anónimo disse...

-Os nossos olhos gastam-se no dia a dia, ficam opacos. É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.

-É que de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não vendo.

-O que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade.

-De tanto ver, não vê.

-Experimente ver pela primeira vez o que vê todo o dia, sem ver. Parece fácil mas não é.

Obrigado ao Vendas Novas SOS, porque vê e fotografa o que a maioria não consegue ver.

Anónimo disse...

Este anónimo de 30 de Julho é dos tais que tem os olhos gastos.Não vê e até tem raiva de quem vê a miséria de flores (?)que a Câmara mandou dispor nas rotundas, todas iguais que até parece terem sido compradas nos saldos ou serem um resto de colecção rejeitadas pelo mercado.

Vendas Novas "Cidade Jardim" é um "slogan" como tantos outros, que são inventados pelos publicitários para enganarem o povo.

Vendas Novas é um jardim sem flores, mas muita erva que dava para criar um rebanho de carneiros.
São carneiros anónimos como este leitor que se deixam embalar no canto das sereias e continuam a apoiar quem nos desgoverna.

Odorico Paraguaçu disse...

Não vos percebo. Se não fazem é porque não fazem. Se fazem é porque fazem. Se não tem flores é porque não tem flores. Se tem flores é porque são todas iguais.

Se gastaram dinheiro é porque foi caro. Se não gastaram é porque parecem compradas nos saldos.

Decidam-se amigos. A vontade de dizer mal é tanta que já não dizem coisa com coisa.

Podem ter razões de queixa. Mas no afã de maldizer já confundem a floresta pela árvore, ou as ervas daninhas (que as há) com o jardim.

Assinado: anónimo de 30 de Julho, que daqui em diante assinará como Odorico Paraguaçu. E o Orodico não era comunista, ao que eu saiba...

Anónimo disse...

A câmara que deixe de gastar dinheiro em flores e pague a quem deve porque é uma vergonha.

Anónimo disse...

Vergonha!! e vocemecê já pagou o que deve???? é que me disseram lá do ministério do gaspar que vocemecê tem que pagar o que deve, custe o que custar!!Já pagou? Olhe que não, olhe que não, e sabe também me disseram que as flores dos jardins foram uma dádiva de um deus qualquer, ou melhor dizendo, foi uma paga, talvez uma oferenda para "os corruptos da cambra", pois é, isso mesmo, a cambra desta vez não gastou da nossa massa, mas deixou esses ridiculos comentadores com muita sede, tanta sede, mas tanta sede que ainda se esquecem de ir beber água!

Anónimo disse...

Só temos flores porque foi uma empresa que ofereceu a câmara eh eh ao que chegamos. Mais uma decisão VERGONHOSA destes comunas de m... Este ano os reformados vão ter um passeio a Sines e a câmara vai pagar o almoço a toda a gente em Santiago do Cacem. Será que não temos restaurantes no concelho??? Será que não devem nada a ninguém para irem gastar tanto dinheiro a dar comer a velhos??? Será que é para ficar a dever ao restaurante fora do concelho porque os de cá já estão a espera do dinheiro a tanto tempo??? PAGUEM A QUEM DEVEM e só depois façam estes almoços. È UMA VERGONHA. RUA COM ESTES C...

Anónimo disse...

Ó anónimo do dia 6, e dos outros dias, não enganas ninguém, para ti está sempre tudo mal, se faz é por sim se não se faz é porque não, só sabes chamar comunas, os teus argumentos esgotam-se aí porque não percebes nada de democracia, percebe-se o que tu farias se a outra senhora cá voltasse, e já agora diz-nos o que de importante fizeste pela tua terra, ou será que só debitas azia? é que se fizeste dou-te todo o mérito se não aconselhou-te a fazer e enquanto fazes a tomar umas boas águas das pedras para dinamizar a economia local e nacional, e lembra-te ainda que velhos são os trapos e tu se não morreres antes também vais lá chegar e não sabes em que condições!

Anónimo disse...

Para serem bem sucedidas, as campanhas de marketing devem assegurar-se que aquilo que pretendem "vender" tem alguma substância, ou seja, devem assentar na verdade, na realidade do seu produto.

Isso, infelizmente, não se passa com a designada "vendas Novas cidade jardim". É um pseudo-conceito que não perdurará, pois assenta em falsas premissas ... como bem sabem os que aqui vivem.

Vendas Novas tem assistido, nestes quase 40 anos de democracia, a um percurso errático e com decisões ao sabor do vento, sem um rumo bem definido em que os habitantes se pudessem reconhecer e com um enorme desperdício de oportunidades aos mais diversos níveis.

Apresenta, hoje em dia, elevados défices de ajustamento á realidade que levam a que a cidade, e o concelho no seu todo, passe absolutamente despercebido no contexto nacional. Desconhecimento esse, que só não é maior por causa das famosas bifanas.

Um olhar atento sobre a cidade mostra-nos as evidências de alguns exemplos de boas decisões tomadas ao longo dos tempos: a EPA, a Estação e a linha férrea, o Parque Industrial, as instalações escolares e de apoio à saúde, as instalações desportivas, o parque urbano (vulgo "Jardim público").

Mostra-nos ainda as repercussões de inúmeras más decisões e de falta de decisões atempadadas, que outros concelhos souberam aproveitar em tempo oportuno.

Neste particular, sobressai sem dúvida o muito deficiente planeamento urbanístico em geral, caótico em algumas zonas, como se encontra espelhado em vários exemplos que os responsáveis (???) deste blogue teem vindo a mostrar. Mas que, pelos vistos, alguns se recusam a ver.

Mas sobre esta vertente das "más decisões" voltaremos a falar, aqui ou noutros foruns. Até lá.

Tudo isto, claro, digo eu ... sei lá.

Anónimo disse...

Para mim não está tudo mal não digo mal só por dizer mas a autarquia gastar uns milhares de euros num almoço para reformados onde todos sabemos as enormes dificuldades financeiras que a autarquia está a atravessar e como se não chegasse vai investir o dinheiro fora do concelho é claro que não posso dizer bem e tenho a certeza que a maioria da população de Vendas Novas não está de acordo.

Anónimo disse...

Pois, talvez sim! Mas o certo é que a maioria da população de VN não quer saber se o dinheiro fica cá ou se sai. Se é "investido" em consumo local ou não ...

E a verdade é que, se existisse tal preocupação, os designados Mercados Mensais teriam os dias contados.

O Joaquim do Monte da Ribeira disse...

Alguns leitores deste blogue aqui tem deixados as suas opiniões, as quais não concordando respeito, mas deixem-me colocar aqui quatro questões muito sintéticas:
É verdade que a autarquia e muitas outras vivem momentos apertados, as razões são conhecidas e tem responsáveis e esses são os Partidos que desfrutaram o prazer da governação nos últimos anos incluindo este!
Mas também é verdade e isso poucos falam que das 53 Câmaras em desequilíbrio financeiro estrutural 8% são do Distrito de Évora e não consta dessas a Câmara de Vendas Novas!
Também sabem os comentaristas que nesses 8% estão quatro câmaras geridas pelo PS que as arruinou e como todos muito bem sabem se encontra a CM de Évora, Alandroal, Mourão e Borba!
Mas para descanso das almas, a CM de Vendas Novas tem dificuldades de tesouraria e não de estrutura económica, mas também para que todos descansem, Vendas Novas a situação é de controlo absoluto, tem homens e mulheres tanto na vereação como nos seus trabalhadores com elevada dedicação, que trabalham afanosamente para que tudo se resolva para bem da população e do concelho. Já agora aos senhores comentadores só vos peço um pouco mais respeito pelos nossos idosos.Vocês não sei eu pessoalmente coloco acima de tudo os interesses da minha terra e o seu bom nome.

Anónimo disse...

Eles só vão fazer o almoço fora do concelho de Vendas Novas porque cá não há mais restaurante que venda fiado a câmara. Tenham vergonha na cara e não afundam mais o nosso município.

Anónimo disse...

As fotos que aqui estão expostas são lindas de verdade... mas na nossa cidade nunca vão haver assim tão lindas, pois com a arquitecta que por cá manda isso não vai acontecer de certeza... ela só gosta de arbustos cheios de picos e mato com fartura sem se poder cortar nem um raminho para se fazer limpeza das ervas daninhas... e depois lá andam as pobres senhoras que ainda ouvem dizer que está mal mondado, isto porque não conseguem lá chegar sem ficarem todas picadas. Ela é que devia ir lá mondá-las...

Anónimo disse...

Caríssimos,
Tal como todos vocês sou cidadã desta bela cidade.
Antes de mais, tenho pena que só saibam por defeito onde não devem... Se tivessem tomado atenção, todas as plantações vêm referenciadas como uma pequena oferta de uma estufa junto à nossa cidade. Não vivemos de uma caridade, mas sim de um bom gesto que nenhum de vós tem. É com desagrado que vejo esta publicação, e ainda maior desagrado quando vejo que a nossa querida população que coitada é afectada pelas más decisões da CMVN, ainda tem a decência ou não), de furtar algumas dessas mesmas plantas que foram oferecidas, sim oferecidas e não compradas, furtadas, ou o que quiserem.
Em relação ao Jardim Público, tudo é feito a seu tempo. Se foram removidas árvores daquele sector, foi por alguma razão. Acho que antes de criticarem as decisões tomadas pela entidade competente (sim competente, ao contrario dos que se dizem perceber do assunto) se deveriam dirigir à mesma, pois assim todos os mistério seriam desvendados.
Em relação à vegetação utilizada pela CMVN e a que o munícipe que escreve este blog queria. Caríssimo(a), antes de propor alguma coisa deveria ter em atenção o clima onde vivemos. Vivemos num clima seco e com um Inverno muito rigoroso. Grande parte das plantas que o Sr(a) pretende não se dão na nossa bela cidade. Sendo assim, faço-lhe uma sugestão, dirija-se a um viveiro e compre as espécies que pretende. Depois diga-nos se elas sobrevivem ao forte Verão e fortes geadas. Se elas sobreviverem, faço-lhe uma outra pergunta, quanto teve o Sr(a). que pagar para as ter em sua mão? Sabe que a importação das plantas também custa dinheiro... E nem sempre temos uma empresa que nos ofereça o quer seja...
Como tal, acho que deveria pensar duas vezes antes de fazer certas acusações... Tente informar-se melhor, e fundamente as suas opiniões.