sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tanto ainda por fazer...


É verdade Sr. Presidente, ainda há tanto por fazer, mas a malta só quer é tasquinhas, música nas noites de verão, umas corridas a pé e outras de bicicleta, umas exposições de pintura, e muitas outras coisas divertidas com que o senhor vai entretendo a malta.

Nós sabemos que também tem feito muita obra, como por exemplo o jardim do Largo 7 de Setembro...etc...

Mas se o senhor presidente se tirar das suas tamanquinhas, se meter no carro, e for até à Afeiteira verá...


Ao passar o gueto dos ciganos


esta lixeira permanente a céu aberto


um pouco mais à frente, os lindos passeios recentemente inaugurados


que acabam nos estaleiros camarários.


Um pouco mais à frente pode ver esta linda placa, outra obra sua,


e continuando estrada fora, tendo cuidado com as areias e não pisando as bermas,


chegou à Afeiteira, um maravilhoso pólo habitacional em franco desenvolvimento.
Mas tenha alguns cuidados, se estiver de chuva leve botas de borracha, e se estiver tempo seco prepare-se para o pó.
Procure circular a pé, mas, cuidado com os passeios...não são de confiança.

As fotos são de um leitor, que teve a amabilidade de nas enviar, o texto é nosso.

Faça agora os seus comentários.

7 comentários:

Anónimo disse...

belas fotografias sim senhor . muito boas

Anónimo disse...

Começaria por fazer uma declaração de interesses já que resido na Afeiteira e sou um dos muitos “privilegiados” com algumas, quase todas, as muitas benesses aqui muitíssimo bem retratadas; apesar disso, não enjeito o inalienável direito que me assiste de dizer o que me vai na alma acerca do logro em que, muito provavelmente, terei caído.

Uma urbanização municipal com algumas infra-estruturas já efectuadas, com muitas outras projectadas em planta tais como espaços verdes, passeios e arruamentos, contentores de lixo, etc., com prazos de construção bem rígidos – constato agora que só para alguns - para os compradores dos lotes, com apertadas e, algumas, inusitadas exigências relativamente à arquitectura e aos materiais de construção, tudo somado, era motivo bastante para, num contrato minimamente razoável para ambas as partes, município e compradores dos lotes, poderem, estes últimos, virem a alimentar a expectativa de que dentro dos prazos exigidos para início e conclusão das moradias, de 2 a 5 anos, estarem concluídas todas as infra-estruturas exibidas nas plantas e que serviram de grande aliciante à compra.

Infelizmente, quase todas as expectativas saíram goradas e aquilo que começou por configurar um empreendimento urbanístico com alguma qualidade e a que deram um nome, até, algo pomposo – fascizante, diria - de Nova Afeiteira e que, logo depois e com o corpo do falecido ainda morno, rebaptizarem de Bairro Lino de Carvalho – muito poucos saberão de quem se trata, a começar pelos residentes… - permanece ainda hoje como um aglomerado de casas sem passeios dignos desse nome, alguns são autênticos matagais porque nem o “capim” mandam cortar, sem espaços verdes, sem comercio e sem contentores de lixo colocados a distâncias tidas como razoáveis e que constavam dessas ditas plantas…

Tudo isto é tanto mais surpreendente se tomarmos em linha de conta que nas urbanizações particulares é condição “sine qua non” que as infra-estruturas estejam integralmente concluídas antes do início da comercialização/construção dos lotes. Dois pesos, duas medidas, sendo que, no caso vertente, uma das partes, a dominante, assume uma posição perfeitamente leonina jogando - quem sabe? - com o estatuto, que se lhe reconhece, de Pessoa de Bem e, sobretudo, com a boa fé dos incautos compradores…

Anónimo disse...

Apetece-me dizer e não sou morador
da Nova nem da Velha Afeiteira mas como ia dizendo apetece-me dizer -PORRA para o povo da Afeiteira.

Eu se lá morasse já tinha cortado a estrada!

E a maioria dos afeiteirenses até vota no PCP...porque será?

É uma vergonha em pleno seculo XXI.

Lá para a minha aldeia das Beiras todos os caminhos rurais estão devidamente arranjados e o País é o mesmo.

Parabens sr Vendas Novas SOS pelas fotos, mas desculpe nao concordar consigo em relação às tasquinhas.....e o sr. também andou por lá a apreciar o excelente convivio que a autarquia organizou.

Cada macaco em seu galho!

Anónimo disse...

Passei agora ao pé do bairro dos ciganos e a lixeira já está maior, como só há carro do lixo na segunda calculem o tamanho que a lixeira vai atingir.
O melhor é chamarem a princesa para ela varrer o lixo e os responsáveis pelo estado a que isto chegou.

Anónimo disse...

Convide-se o Alto Comissariado para as Minorias Etnicas a visitar o local e a assistir aos trabalhos de requalificação.

Quanto à Urbanização Nova Afeiteira-" Lino de Carvalho"-convide-se o deputado Regional João Oliveira.

A estrada da Afeiteira continua na mesma ....para ....PIOR.

Anónimo disse...

Vamos ter em Vendas Novas a água mais cara?

Será que alguem nos pode elucidar ?

Anónimo disse...

Visita à Nova Afeiteira / B. Lino de Carvalho e arredores...

Caros meus amigos internautas, o Bairro Lino de Carvalho na Afeiteira, já tem passeios, mas só em alguns locais! Vejamos, se entrarem no bairro pelo lado de V.Novas, viram à vossa esquerda e a rua que dá acesso ao bairro está devidamente alcatroada... perdão devidamente cheia de lombas e nesta altura do ano o pó abunda, se fôr inverno é lama e poças de água (à vontade do freguês), viram á direita e entam no bairro, aí sim já se vem melhoras, se puderem fotografem, para comparar com a paisagem mais abaixo, os passeios já estão construidos e aí sim já se vislumbra um bairro que todos desejariam... andamos em frente até junto da parte central (espécie de rotunda) e "alto e pára o baile"! Este ano até nem houve Festas da Afeiteira, portanto PAROU! A casa de 1.º andar construida para comércio (inexistente no bairro) só tem calcetado a parte que dá acesso á moradia...do lado oposto, o último residente que tem moradia construida, apenas e só tem acesso á sua casa, no limite do seu portão... e podem seguir para a vossa direita e entrar na rua sem saída, não se vislumbra qualquer passeio ou espécie de... volte para trás, vire á direita novamente e entre na estrada Regional, construções sim, passeios não, e estrada em péssimo estado, também sim! Já agora uma questão, o local onde está previsto a construção de espaço verde e parque infantil onde é? Das pessoas que lá vivem, pelo menos contam-se já mais de 10 crianças em idade de frequentar o dito parque! Junto ao campo de jogos da Afeiteira, existe sim senhor um parque infantil, peço-vos não levem as vossas crianças ao referido, pois entre vidros, lixo e equipamentos degradados, a situação é mesmo esta, atenção que poderão passar um mau bocado se infelizmente acontece algo de mal ás pobres crianças que ali vão só com o intuito de se divertirem. Aqui neste caso também uma chamada de atenção aos responsáveis do Futebol da Afeiteira em fazer que os seus atletas cumpram um pouco as regras de higiene!Existem caixotes do lixo, nesse local é que o mesmo deve ser colocado! Em conclusão, exigências da parte da CMVN para se cumprir em relação às contruções e suas caracteristicas existiram e existem, no caso inverso nada é obrigatório. Sugiro que, só desta vez, e entre nós que ninguém nos houve, se porventura não há verba para concluir as infraestruturas envolventes do Bairro, façam um empréstimo, só desta vez, a malta aprova e ficam os habitantes felizes. Bem hajam aqueles que fazem alguma coisa pelo bem estar dos habitantes do bairro, que já pagaram e não foi pouco, pelo seu próprio bem estar e não o estão a ter!