quarta-feira, 5 de maio de 2010

Limpeza urbana

Vamos hoje falar um pouco de limpeza da via pública.

Não sabemos como são varridas as ruas de Lisboa ou do Porto, nem da nossa capital de Distrito, mas conhecendo qualquer destas cidades, nunca vimos o espectáculo a que diariamente assistimos em Vendas Novas.


Duas cantoneiras da limpeza armadas com canhões motorizados, que bufam um jacto de ar, e protegidas com uma máscara facial, vão empurrando o lixo dos passeios, o lixo armazenado debaixo dos carros, as areias, etc…etc… para o meio da rua, para a faixa de rodagem, e atrás vem o carro vassoura que aspira e recolhe todos os detritos.


Até aqui tudo bem, dirá o leitor.

Até aqui tudo mal, diremos nós.


As nuvens de poeira levantadas, principalmente no tempo seco, são altamente nocivas para as vias respiratórias, basta consultar um pneumologista ou um alergologista para saber dos efeitos do pó sobre as vias respiratórias.


Se consultar o”Plano de desenvolvimento de saúde” elaborado pela nossa Câmara Municipal, verá que uma das preocupações do Município “Vendas Novas cidade saudável”, é “4.1-Assegurar a qualidade do ar” e “4.2-Reduzir os níveis de exposição ao ruído”.


Não sabemos se o Sr. Presidente da Câmara Municipal ou as Srªs Vereadoras Ana Sofia (Limpeza urbana) e Cláudia Sofia (Saúde) estão preocupados com este estado de coisas, mas se nos permitem uma sugestão ela aí vai:


Levem um destes canhões a vossas casas e assoprem o lixo todo para a rua, depois peguem no aspirador e recolham o lixo.

Talvez não voltem a repetir a experiência e resolvam melhor os problemas de limpeza nas ruas da nossa cidade, sem levantarem tanta poeira e fazerem tanto barulho.




Comente com moderação.

17 comentários:

Anónimo disse...

O barulho ensurdecedor da MAQUINA ASPIRADORA de certeza que ultrapassa em DECIBEIS o valor que está aprovado por lei .

Pena pena são os VERDES ou os da QUERCUS estarem tão caladinhos que nem sequer falam no assunto.

VENDAS NOVAS CIDADE do FUTURO mas muito barulhenta.

Anónimo disse...

Grande post.
Já tinha comentado várias vezes com pessoas que se incomodam da mesma maneira sobre este problema. É lamentável que se executem tarefas tão mal elaboradas.
Penso que este é mais um daqueles erros que esta camarazinha deve ter engolido há muito tempo. Algum comuna deve ter enfiado o barrete com a máquina "que aspira todos os detritos", e para não passar vergonha de ter o animal parado, lá anda ele de braço dado com as duas galinhas poedeiras de lixo. E já para não falar dessas galinhas que deviam era aspirar...

Deixo uma dica sugestão, já que se falou nos pelouros da Limpeza urbana e Saúde. Porque é que este município adere ao dia Europeu sem carros em Setembro, se no dia 25 de Abril nos afogamos em monóxido de carbono à conta do "desfile da liberdade"?

Coincidência? Não, Imbelicidades.

Anónimo disse...

Campos da Rainha
Junto à Escola Primaria

Quem acode à degradação da rua?

Anónimo disse...

Se consultar o”Plano de desenvolvimento de saúde” elaborado pela nossa Câmara Municipal, verá que uma das preocupações do Município “Vendas Novas cidade saudável”, é “4.1-Assegurar a qualidade do ar” e “4.2-Reduzir os níveis de exposição ao ruído”.

......AH AH AH AH AH AH AH

REVOLTA-TE VENDAS NOVAS!!!

Anónimo disse...

Hoje vim almoçar a casa e quando me preparava para ir trabalhar,eram aí umas 13H30 andavam as senhoras da limpeza e o carro de apoio a varrer a 25 de Abril. Como o carro agora não pode varrer junto do passeio do meu lado,por causa dos pinos da ciclo via,as senhoras mandavam com o lixo e a areia para o meio da estrada,e realmente faziam uma poeirada enorme,além do barulho ensurdecedor da máquina varredeira.
Como as senhoras não têm cuidado nenhum fiquei com o quintal cheio de lixo que entrou pelas grades dos portões.
Enfim,cada terra tem aquilo que merece,e nós não merecemos melhor.
Gostei do que aqui li e é pena serem só os senhores a mandarem vir.

Anónimo disse...

Aos sábados e domingos (quase TODOS os Sábados e Domingos do ano) o barulho começa por volta das 08:30h da manhã e dura entre uma a duas horas, às vezes mais, influenciando negativamente o descanso de todos os residentes na envolvente do Jardim Público.

O motor das "máquinas sopradoras de folhas" tem um débito, em decibeis, equivalente a uma motorizada Zundapp de 50cc.
Agora imaginem o barulho!!!

É assim "Vendas Novas - Cidade Jardim" !!!!

Fora isso, tudo bem.

Anónimo disse...

Como é possível que se apele a uma moderação nos comentários se o enquadramento até mete aflição?

Carrega Vladimir Ulianov!

Anónimo disse...

Numa das muitas acções de formação em que tive o grato prazer, para além da necessidade, em participar ao longo da minha longa carreira profissional, fui confrontado com um caso de difícil solução, verídico ao que parece, e que tentarei aqui sintetizar:

Empresa: estrutura familiar há muitos anos implantada no mercado francês e gozando de excelente reputação quer no sector das vendas quer da assistência técnica;

Produto: martelo pneumático

Características: preço em linha com os melhores concorrentes, baixo consumo, alto rendimento e, característica principal, baixos níveis de sonoridade em perfeita laboração, da ordem de menos 10 decibéis que os melhores da concorrência o que num mercado tão exigente em matéria de poluição sonora, e não só, como o mercado Francês era condição suficiente para uma garantia de êxito comercial;

O lançamento deste novo produto, depois de alguns estudos prévios, obedeceu a uma criteriosa campanha publicitária no sentido de atingir o seu “público alvo” tudo parecendo conjugar-se para que o lançamento deste produto se viesse a revestir de mais um grande sucesso comercial como era apanágio naquela reputadíssima empresa do mercado francês.

Aconteceu, porém, que os meses foram passando e este produto que reunia excelentes qualidades face aos seus concorrentes directos sendo, naturalmente, os baixos níveis de sonoridade – menos 10 decibéis que a média dos concorrentes directos - a “cereja colocada em cima do bolo”, estava longe de atingir as previsões de vendas mais pessimistas.

Um oportuno estudo de mercado junto dos potenciais clientes acabou por trazer a resposta tão caricata quanto surpreendente, e que nenhum dos participantes naquela acção de formação, e eram muitos e de vários países, foi capaz de responder acertadamente ou, sequer, aproximar-se da verdadeira resposta…

Pois os meus amigos sabem qual foi a resposta?

A resposta foi que não foram acautelados os pareceres de alguns importantes decisores no negócio, nomeadamente os capatazes, e aquilo que parecia ser um “must” daquele produto – os tais menos 10 decibéis que a média dos concorrentes – acabou por se tornar fatal para o êxito comercial do produto, sendo rejeitado, liminarmente, pelos tais capatazes. E sabem por quê? Porque os capatazes ao serem confrontados com martelos pneumáticos de baixíssima sonoridade, quase inaudíveis a escassos metros, sentiram-se ameaçados relativamente aos seus “bons hábitos” já que o controlo do trabalho/trabalhadores deixaria de se poder fazer, de ouvido e à distância, jogando às cartas ou conversando com alguns amigos numa qualquer tasca das redondezas e, inevitavelmente, ter-se-ia que passar a fazer, à vista, e de grande proximidade.

Há razões que a própria razão desconhece, todos o sabemos, mas ficará por provar se os “capatazes da câmara”, talvez fiscais de obras seja a designação mais correcta, não se terão inspirado, ainda que desconhecendo-a em absoluto, na teoria dos capatazes franceses, os verdadeiros protagonistas deste meu já longo post...

Rui Ferrão disse...

Passei em revista todos os comentários em relação ao modo como se faz a limpeza das nossas ruas, estou de acordo com quase todos. suponho que haverá outras maneiras de o fazer, portanto fica aqui o alerta à nossa câmara que pesquise no mercado industrial a maquinaria adequada para executar a dita limpeza. Mas meus amigos não tenham vergonha nem medo apresentem-se,nós somos um país cheio de problemas, e com tanto anónimo como é que os vamos resolver? Vamos lá... ponham lá o vosso nome a acompanhar os vossos comentários. Não vivemos numa democracia?
Um abraço Rui Ferrão

Anónimo disse...

Em Vendas Novas os capatazes ..ui ui...

Anónimo disse...

Tenho muita pena é das funcionárias que acompanham a maquina SUPER BARULHENTA sem qualquer MÁSCARA que possa proteger as suas vias respiratórias.

Daqui a uns anos estão de baixa com doenças do foro respiratório.

Até lá:

-Vendas Novas é uma cidade do futuro e do Desporto.

Anónimo disse...

Por falar em saúde:

Parece que a ETAR de Vendas Novas está a entrar em colapso!

Quem me pode explicar?

O Sr. Vendas Novas SOS prestava um bom serviço à comunidade se investigasse......ou tirasse uma Foto.

Anónimo disse...

Quem me pode explicar o significado de uma nova empresa que apareceu por cá e tem a sede em BEJA????????


..........ÁGUAS PÚBLICAS do ALENTEJO, SA............



Será que vamos ter a água mais cara?
Quais foram as Câmaras que aderiram além da de VENDAS NOVAS?

Houve alguma sessão de esclarecimento à população local? Quando foi?

Quem me explica.....que eu só complico!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Essa da empresa de águas publicas, deve ser para poderem legalizar a cobrança da taxa de disponibilização do serviço, que nos levam todos os meses na factura da água.

E para quem parecia querer anunciar a morte deste blogue, lamento, teve o efeito contrário, parece que está mais dinamico do que alguma vez já teve, excepção claro, a quando foi ferida ou beslicada a idoniedade de uns e de outros.

Quanto a identificarmo-nos, pois é Sr. Ferrão, por me identificar muitas vezes, e em muitos locais, acabei por ser o mais lesado, porque em pé de igualdade, os que têm esta ou aquela cor politica e não só, levaram sempre vantagem.
Mas se o que procuramos é alertar e ver a câmara ou junta fazer, então estamos certamente no bom caminho, basta ler este blogue.

Até breve.

Rui Ferrão disse...

Sr. Anónimo de facto quando damos a cara muitas coisas podem acontecer, mas quando nós evocamos a razão, meu amigo não temos nada a temer, é certo que por vezes somos prejudicados, mas como todos sabemos o comentário ou a critica de um anónimo não tem o mesmo impacto se pelo contrário for identificado.

Queria abordar aqui outro problema que se passa praticamente em todas as vilas e cidades de Portugal. É o caso dos cães a passear com os seus donos e a fazer as suas necessidades em todo o lado. Eu não vivo em Vendas Novas, mas tenho aí uma casa onde vou passar uns tempos de vez enquando. Acontece que uns destes dias que aí me desloquei saí um pouco à noite e só quando entrei em casa me apercebi que o meu rasto ficava marcado no chão do corredor com as fezes de cão que tinha pisado. Noutra altura aconteceu o mesmo com o meu neto no jardim público. Meus amigos eu não tenho nada contra os animais, no entanto chamo a atenção dos seus donos que tenham mais cuidado, levem um saquinho,(em muitas Câmaras é obrigatório e quem não cumpre leva coima) apanhem as fezes dos seus cães. Julgo que a Câmara deveria dar mais atenção a este assunto, porque isto também tem a ver com a limpeza.

Anónimo disse...

Bem haja Sr. Ferrão.

Não pretendo entrar neste blogue em diálogo consigo, porque aqui tratamos apenas de assuntos de Vendas Novas.
Quando li o 1º parágrafo da sua intervenção de 17 de Maio às 00:06, fiquei com a sensação que seria um assumido opositor à gestão camarária, e como tal não tinha qualquer receio ou pudor em assumir-se como tal, logo identificando-se.
Mas quando li, que se facto não reside em Vendas Novas, entendi a sua afirmação de que nos devemos identificar.
Venha para cá viver, ou conheça melhor a realidade vendasnovense e certamente começará a concordar comigo e com muitos dos intervenientes deste blogue.

De qualquer forma, aprecio a sua atitude e intervenções.

Até breve!!!

Anónimo disse...

Sr.Ferrão, é verdade o que o sr.Anónimo disse. Se nos identificarmos sairemos lesados, tenho um caso muito particular em que me inscrevi para trabalhar numa das muitas instituições em que são os "senhores" da Camara que estão à frente. Chamar , eles até me chamaram , mas à própia da hora telefonaram a dizer para não ir pois o lugar já tinha sido ocupado (POr coincidência e apenas isso, a menina era sobrinha de um desses "senhores").E pronto tenho dito...